sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O uso de especiarias e ervas

Todos nós usamos as mais variadas especiarias e ervas para cozinhar, mas por vezes temperamos a comida sem saber muito bem para que serve cada uma, eu por mim falo.
Sendo assim, há tempos fiz uma "cábula" com as especiarias e ervas que mais utilizo, para saber exactamente em que pratos as usar.

Deixo aqui a minha "cábula", pode ser que ajude outras pessoas, tal como me ajuda a mim.

Cominhos
Pratos à base de queijos, ovos, peixes, aves, batatas, legumes, pão, molhos, pratos de caril, carne picada, borrego assado ou estufado.

Manjericão
Pratos de massas, marinadas, guisados, aves, recheios e molhos vários.

Tomilho
Utilizar em pratos que são cozinhados lentamente em vinho, como por exemplo em pratos de aves, mariscos e caça. Pode adicionar o tomilho ao frango, peixe, hortaliças quentes, bem como em saladas de frutos.

Estragão
Adicionar pequenos pedaços de folha a recheios de pêra-abacate, maionese destinada a pratos de peixe, molhos vários de saladas, sopas ligeiras, tomates e pratos de ovos.

Alecrim
Temperar marinadas de coelho, carne de porco e grelhados ao ar livre. Também serve para dar aroma à água de cozer o arroz ou às massas.

Cravinho
Integra pratos de caça estufados, carne de vaca ou rabo de boi estufado e também no caril.

Açafrão
A sua melhor utilização é com arroz e peixe - por exemplo, na paella espanhola, risotos italianos e pilaffs indianos.
É bom com pratos de peixe que têm molhos cremosos e as natas com sabor a açafrão são excelentes no puré de batata.
Também é tradicionalmente usado em bolos e biscoitos.

Cardamomo
Pratos indianos, tanto salgados como doces. Também é usado em pudins de leite.

Noz-moscada
É tradicionalmente usada para polvilhar pudins de leite, como o pudim de arroz ou a coalhada, mas também é um condimento perfeito para puré de batata, pratos com abóbora, espinafres e massa, e é maravilhosa combinada com queijo e em todos os purés de legumes de raízes.

Canela
Perfuma preparados com açúcar e bebidas quentes, mas também pratos salgados tais como carnes guisadas, tajines e pratos de caril.

Colorau ou pimentão doce
Pode ser utilizado moído em pratos de batata, couve-flor, peixe, carne, molhos vários e sopas de tomate.

Caril
É utilizado para realçar o sabor de pratos como de peixe, carne, arroz, vegetais, bem como para a confecção de vários molhos.

Gengibre
Combina bem com o alho e é excelente com mariscos, peixe e pratos de frango.

Coentros
As sementes são usadas para condimentar pães, bolos, licores, saladas e pikles.
As folhas são usadas em sopas, peixes, saladas e pratos frios.
O coentro moído é usado para temperar peixes, carnes, aves, molhos, sopas e legumes.

Salsa
As folhas são usadas para condimentar saladas, maionese e molhos clássicos. Se cortar as mesmas folhas de uma forma mais fina, pode também utilizar a salsa para polvilhar sandes, pratos com ovos, sopas de hortaliças, peixes e batatas cozidas.

Óregãos
Deve ser utilizado em receitas de saladas, em molhos de manteiga para pratos de peixe bem como em receitas de carne que levem pimentão e alho. Porém só se deve adicionar os orégãos nos últimos minutos de cozedura, pois apesar do seu forte aroma, este perde-se rapidamente quando sujeito à acção do calor. Também pode aplicar esta erva em pizzas e saladas de tomate, receitas de ovos e queijos.

Louro
É talvez a erva aromática mais utilizada na gastronomia portuguesa. A sua utilização é recomendada em estufados, sopas e molhos diversos. Pode também adicionar-se a marinadas, caldos de peixe, recheios, pratos de caril e de caça.

informação retirada da internet





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe um comentário e assine.
Comentários anónimos não serão publicados.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...